Lições de Jeremias.

O livro de JeremImagemias tem me fascinado. A leitura dele se tornou um aprendizado tremendo pra mim e em poucos versos eu consegui extrair diversas lições desse livro fantástico. Nessa leitura você vai acompanhar o que Deus tem falado comigo através desse profeta.

O primeiro verso que eu quero que você leia é:

Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias 1:5

Você pode não ser profeta assim como Jeremias, assim como eu também não sou, e quem me dera fosse, mas, assim como eu também você é alvo do cuidado de Deus. Esse Deus, conhece cada pequeno detalhe da sua vida, Ele vê seus planos e projeto mesmo antes de você ter nascido, e com toda certeza do mundo, Ele tem reservado um cantinho seguro pra você desde antes do seu nascimento. Você nasceu com um propósito, assim como todos nós nascemos. O propósito de Jeremias erá ser profeta, foi assim que Deus o constituiu, a você Deus constitui, Médico, Advogado, Professor, Padeiro, Pedreiro, Marceneiro, Operador de Caixa, Pastor, Obreiro Bíblico, etc. são diversas as funções, diversos os propósitos para os quais você nasceu, até mesmo o grupo social em que você está inserido é um propósito de Deus, afinal de contas, quem melhor pra conhecer essas pessoas do que você, e ainda mais, quem melhor pra influencia-los se não você?

Um Deus tão detalhista, que se importa com cada fio de cabelo da cabeça, que cai ou que fica, com cada manchinha da pele e com cada dente do sorriso, que cuida, ama, e da força, esse é nosso Deus. E como é bom falar Dele, você fala com Ele, se enche do Espírito Santo e transmite e é por isso que você existe, pra ser canal de benção. O seu meio, as pessoas com quem você se envolve, só você pode alcançar cada uma delas e por isso você foi perfeitamente colocado no meio delas. PROPÓSITO, a palavra chave desse verso. Deus constitui-me pra uma função importante, função desejada por anjos, mas dada a mim e a você, Pregar! Falar do amor de Deus é dádiva única, sublime e incomparável. Quando você compreende o quanto é especial não consegue ignorar esse cuidado e não consegue deixar de falar Dele. Imagine o quanto foi confortante para Jeremias ouvir essas palavras, pois saiba que elas são pra você também!

Nosso próximo versículo é:

Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. Jeremias 1:8

Imagina ser você um profeta do Senhor em meio a uma sociedade corrompida pelo paganismo, idolatria entre outras praticas adversas da sociedade, imagina bem nadar contra a maré, é quase como o salmão nadando contra a corrente. Esse era o contexto em que Jeremias estava inserido. Não muito diferente dele eu tenho certeza de que você enfrenta suas batalhas diariamente, são lutas contra outras pessoas, contra sistemas e principalmente contra você mesmo, afinal de contas a vida cristã é uma constante batalha entre natureza espiritual, esse que nos é dada por Cristo, e a natureza carnal, que já nasce conosco devido ao pecado, porém as sábias palavra de Deus à você são “Não tenha medo”. Por mais duras que possam ser as lutas a promessa de que, Aquele que pode todas as coisas, está sempre ao nosso lado, pronto a nos livrar do perigo é o melhor abraço do céu que podemos receber.

Não se desespere quando o mundo de aperta de todos os lados, quando parece que ser cristão e viver como louco, quando o que antes era errado e agora é certo e quase obrigação, quando os teus pecados te assombrar e a voz daquele que quer te destruir vem sussurrar no seu ouvido que pra você não tem mais jeito, lembre-se que Deus te disse “NÃO TENHA MEDO”. Ele é contigo, Deus forte e protetor, pode confiar!

Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. Jeremias 7:23

Dar ouvidos ao que Deus tem a dizer é uma necessidade, se assim fosse feito nossos problemas seriam minimizados de tal forma que nem nos lembraríamos deles. Qual foi a ultima vez que você ouviu Deus falar com você? Não! Não de maneira audível, mas existem diversas formas, meios, pelos quais Ele fala conosco. Leitura da Bíblia, principal meio.

Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

Existe alegria em achar, em ler, a palavra de Deus, ela é o falar do criador, transcrito em linguagem humana. Deus pode sim usar pessoas, anjos, pedras e o que mais quiser para falar com você, mas hoje a maior manifestação da presença de Deus, além do cristão fiel e verdadeiro, é sua palavra, preservada de todo mal, em todo tempo, pra chegar em nossas mãos não corrompida. Além disso o verso de Jeremias 15:16 mostra para o cristão duas grandes verdades, uma grande benção e outra grande responsabilidade “…porque pelo ter nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos.” Ser chamado de cristão é carregar o nome de Jesus Cristo e isso é uma benção tremenda, olhe pra quem você era, olhe pra quem é hoje, filho de Deus, chamado pelo nome de Cristo, mas também é responsabilidade, muita responsabilidade. Como qualquer embaixador de um país, você carrega com o nome de Cristo a imagem de seu reino, com as suas ações você mostra a todos como é o Reino de Deus e ai vem a grande questão: Como eu tenho mostrado a imagem do céu e a imagem de Jesus aos que me rodeiam? Pensou no tamanho da responsabilidade que é isso?

Mas não se assuste, lembre-se “NÃO TEMAS”, ainda existe esperança.

Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. Jeremias 18:6

Está difícil vencer a natureza, é complicado vencer os pensamentos e subjugar as vontades? Entregue-se nas mãos do Oleiro Divino e Ele vai moldar você novamente, transformar você em um vaso novo, dar forma e decoração nova e preencher com o Espírito Santo, nosso perfume de nardo puro, de aroma suave e agradável ao Senhor Deus.

Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Jeremias 23:23

Para Deus não importa a distância, de perto ou longe Ele continua sendo Deus, poderoso, onipotente e onipresente, socorro bem presente na angustia e tribulação, o caminho de paz e alegria, o abraço e o sorriso, o beijo amigo, o amor mais puro do universo. Ele te ama. E quanto mais eu leio este livro magnífico eu vejo um Deus que tem um desejo ardendo no peito, desejo esse de estar perto.

Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:12-13

Ele quer ser encontrado, isso não é uma brincadeira de esconder, pelo contrário, Deus se coloca as claras, bem perto e o maior de todos os Seus pedidos é “Busca-me filho, Eu quero estar com você”.

Marcelo Mariano Mapa.

Deixe um comentário